O objetivo desse guia é criar um passo-a-passo para aprender Growth Marketing e facilitar o caminho de quem está começando agora.

A motivação para escrever ele é simples: tive grandes dificuldades de encontrar conhecimento de alta qualidade quando eu estava começando na área.

Há muito material raso, clickbait, e lixo escrito por aí.

Vou deixar claro: isso aqui é uma curadoria de conteúdo que eu considero de qualidade, com uma ordem clara para fazer seus estudos. Não é um treinamento exaustivo de growth, mas te dá uma base sólida para começar na área.

Mas...

O que é Growth Marketing? Ou Hacking?

Growth Marketing, growth hacking ou performance marketing é a maximização do faturamento de uma empresa através do uso de dados.

Growth Hacking é só uma buzzword que é usada para se referir ao termo.

Essa é a definição do @julian, e é a que eu acredito ser mais acertada.

A diferença do growth marketing e do marketing tradicional se exatamente pela precisão com que conseguimos metrificar nossos resultados. Medir os resultados no aumento de faturamento de uma empresa advindo de outdoors é uma tarefa... extremamente difícil.

Medir o resultado de um anúncio no Google pode não ser fácil (Dependendo da bagunça que existe), mas é factível.

Outra distinção importante: growth marketing tem foco em aumentar o faturamento de uma empresa, não que as pessoas conheçam sua marca (Brand Awareness).

Como aprender Growth Marketing?

Basicamente, para aprender Growth, você tem que entender as bases do marketing digital e as bases do processo de análise de dados e experimentação.

Sendo assim, você deve saber operar um funil de marketing (aquisição, conversão, engajamento, receita e referência), e conseguir experimentar com ele de maneira consistente.

Tudo isso se torna muito mais fácil se você for uma pessoa técnica, mas isso não é necessário. Existem inúmeras ferramentas que facilitam sua vida nesse sentido.

Equipe de Growth vs Profissional de Growth

Muita gente diz que é impossível que exista um profissional de growth, ou um growth hacker 🤢, que concentra todas as habilidades necessárias para executar esse processo por conta própria.

Eu discordo. O @ryanckulp (FOMO) é um exemplo vivo de alguém que faz o processo inteiro, do início ao fim; O @levelsio é outro;

Tenho certeza que você vai encontrar infinitos exemplos de pessoas que reunem habilidades suficientes para construir e crescer um negócio sozinhas, mas esse não é necessariamente o caso.  

Tendo uma equipe, as coisas ficam mais simples, pois você pode distribuir o processo e tornar ele mais acessível.

O importante é que ele contenha todos os componentes essenciais, que vão ser traduzidos em habilidades chave:

  • Aquisição e conversão de usuários
  • Desenvolvimento de produto
  • Experimentação contínua

Esse guia vai se propor a falar sobre Aquisição e conversão de usuários, e de Experimentação contínua;

Primeiro passo: aprendendo sobre experimentação contínua

Segundo passo: aprendendo sobre aquisição e conversão de usuários

Essas são as habilidades que você desenvolve dentro de uma carreira de marketing digital.

Aquisição de Usuários

SEO, SEM, Mídias Sociais, Marketing de Influenciadores, Marketing Viral, Anúncios Sociais, dentre muitos outros são exemplos de canais de aquisição de usuários.

Quando foi escrito o livro Tração, os autores enumeraram 19 canais de tração para adquirir clientes.

Hoje, já tem gente que fala de 21 canais.

A minha recomendação é a seguinte:

  1. Conheça todos os canais. Você pode fazer isso lendo o livro Tração, ou então leia esse post em que o Vinicius Camilo resume essa informação.
  2. Aprenda a operar ao menos basicamente os canais pagos do Google e Facebook
  3. Para aprender os outros, experimente de forma ordenada, usando o Bull's Eye Framework, os outros canais.
  4. Você vai ter mais habilidade/afinidade em executar alguns canais específicos. Se especialize neles.

Aprender a operar canais pagos é importante pois eles costumam ser os mais fáceis de testar, além de validar outros canais. Se Google Ads funciona para você, SEO deve funcionar também. Se Instagram Ads funcionam, tanto Social Media Marketing quanto Influenciadores devem funcionar.

E você pode validar esses canais em uma ou duas semanas (para a maior parte dos negócios).

Uma vez que você estiver pensando como como operacionalizar cada um dos canais, junto do Bull's Eye framework, um bom lugar para partir de cada um dos canais é esse:

Conversão de Usuários:

Esse costuma ser o primeiro gargalo de quem está aprendendo marketing.

Nós muitas vezes nos focamos muito na forma de operar um canal, mas esquecemos de algumas coisas que envolvem todos eles: linguagem persuasiva, clareza sobre o próximo passo e argumentos de venda;

Por isso, essas habilidades são essenciais para um profissional/equipe de vendas.

Sem elas, você não vai conseguir gerar leads para fazer suas vendas, e muito menos movimentar esses leads para baixo do funil.

Então, o próximo passo é aprender como

Escolher seu Stack de Marketing

Agora que você tem uma noção todo o processo, você pode escolher um stack de marketing para se especializar.