Resumo: como aplicar a pesquisa de Sean Ellis para avaliar o Product/Market fit do seu produto.

O Sean Ellis, escritor de Hacking Growth, descreveu em seu livro uma simples pesquisa para saber se seu produto atingiu fit de mercado e está pronto para começar uma curva de crescimento acelerada.

Basicamente, a pesquisa começa com a seguinte pergunta:

  • Quão desapontado você ficaria se esse produto parasse de funcionar amanhã?
  1. Muito desapontado
  2. Um pouco desapontado
  3. Não me afetaria muito (não acho que é tão útil assim)
  4. Não uso o produto mais, tanto faz.

Se mais de 40% das respostas são "muito desapontado", então você tem Product/Market Fit;

Resultados menores que esses podem significar ou que você está com um onboarding deficiente (as pessoas não sabem usar o produto), um produto deficiente (o produto ainda não atende as expectativas), uma audiência errada (atraimos o tipo errado de pessoa para usar o produto).

Nestes casos, é necessário entender onde está o erro e o corrigir.

As perguntas que ajudam a responder esses questionamentos são as seguintes:

  • O que você usaria como uma alternativa ao nosso produto se não estivesse mais disponível?
  1. Eu provavelmente não usaria uma alternativa
  2. Eu usaria: ____
  • Qual é o maior benefício que você tem ao usar nosso produto?
  • Você recomendou nosso produto para alguém?
  • Se sim, como você descreveu ele?
  • Que tipo de pessoa você acha que se beneficiaria mais do nosso produto?
  • Como podemos deixar nosso produto melhor para que você fique mais contente com ele?

Como implementar essa pesquisa:

A melhor forma de fazer a pesquisa é usando o Hotjar e sua feature de Enquetes, que é grátis para até 2 mil pageviews por dia.

Você pode ver o tutorial deles de como fazer isso aqui.

Caso você não tenha um site, ou queira enviar a pesquisa por email, use o Google Forms ou o Typeform para fazer isso.

Boa sorte!!