Analytics Breaktrough

Publicado em 31/05/2018

Livro:

Google Analtyics Breakthrough

Data de Leitura: Dez-2016 ~ Jan-2017

Impressão Geral:

Sumariza os principais pontos de conhecimento de quem está iniciando em Digital Analytics, especialmente Google Analytics. Dá instruções detalhadas de como instalar e o usar o produto, das aplicações mais simples às mais complexas. É uma leitura obrigatória para quem trabalha utilizando dessa ferramenta, mas acredito que a maior parte já é irrelevante para quem já a utiliza a tempo (o que não impede os mais experientes de extraírem algumas lições precisosas da mesma maneira)

Principais pontos:

Sendo um livro extremamente abrangente, acredito que deve ser feita a leitura uma vez, e depois disso ser mantido guardado para futura referência.

O livro é dividido em capítulos técnicos explicitando detalhadamente o uso da ferramenta.

Os capítulos que mais me chamaram a atenção foram os seguintes:

Chapter 2: Google Analtytics Reporting Overview

Esse capítulo por si só é uma mina de informação para quem nunca utilizou do Analytics e fica completamente perdido pela interface não tão amigável, além de desconhecer a maior parte dos conceitos de Digital Analytics. Diria que qualquer pessoa que tenha contato com o mundo de Marketing digital ia se beneficiar bastante lendo ao menos esse e o próximo capítulo do livro.

Chapter 3: Measurement Strategy

Importantíssimo para quem está começando a estratégia de Marketing Digital agora, e nunca parou para pensar quais são seus KPIs, como dados podem impactar no sucesso de um empreendimento, como coletar e analisar os dados. Também ótimo para quem já trabalha com isso, mas nunca parou para se questionar algumas dessas coisas que parecem bastante óbvias.

Chapter 10: Segments e Chapter 11:Dashboard, Custom Reports, and Intelligence Alerts. Ótimos para personalizar os dados coletados genericamente, encontrando insights valiosos e entendendo de forma mais completa como usar a ferramenta.

Chapter 12: Implementing Customizations, Chapter 14: Google Analytics Integrations e Chapter 15: Integrating Google Analytics with CRM Data

Bastante específicos, não serão utilizados pela grande maioria dos usuários - para SaaS, entretanto, entender como fazer customizações deste tipo é extremamente útil e pode revelar grandes insights.

(Em nosso caso, foi utilizado para fazer um Report de Lead Qualificado x Canal)