Agregadores e Plataformas vão engolir o mundo
O que Apple, Amazon, Alphabet (Google), Facebook, Microsoft, e Alibaba têm em comum? Elas são agregadores e plataformas.
Das 10 maiores empresas do mundo, 6 são agregadores ou plataformas.
E é bem provavel que esse número será ainda maior no futuro.
Qual a coisa que a Apple, Amazon, Alphabet (Google), Facebook, Microsoft, e Alibaba têm em comum?
Sim, elas são todas empresas de tecnologia. Mas não é essa a característica chave que as tornou tão gigantescas.
Elas são agregadores e plataformas.
A Netflix tem o mesmo modelo de negócio: agregar filmes e séries de diversas emissoras e produtoras (seus fornecedores) em um só lugar.
O pulo do gato é que assim que um agregador tem um base de usuários interessante, seus fornecedores ficam cada vez mais interessados em participar do agregador.
E quanto mais fornecedores um agregador tem, mais interessante ele é para os usuários finais.
Isso gera um ciclo virtuoso que:
- diminui o CAC (custo de aquisição de cliente) para cada cliente novo
- diminui o custo operacional do negócio a cada cliente novo
Ou seja: agregadores têm custo marginal negativo para adquirir um novo cliente.
Em negócios que não são agregadores e plataformas, quanto mais sua base de usuários cresce, mais caro custa adquirir um cliente novo: normalmente, a base inicial de clientes tem um product-market fit ideal.
Conforme ela cresce, mais você se afasta deste público, mais o valor do seu produto diminui e logo se torna negativo.
É por isso que em modelos de negócio agregadores e plataformas, o vencedor leva tudo.
Os competidores têm cada vez mais dificuldade de capturar novos usuários e ficam para trás.