Conheça a Alpha-Beta: a melhor Estrutura De Campanha do Adwords
Se você anuncia no Google Ads (falecido Google Adwords), precisa se atentar para a mais poderosa - e básica - técnica para diminuir seu custo, aumentar conversões, CTR e melhorar todas as métricas.
Seja como você o chame - PPC ou SEM - as ferramentas de anúncios de pesquisa foram otimizadas para gerar o maior faturamento possível… Para os mecanismos de busca.
Felizmente para nós, existem algumas técnicas que permitem atingir maior eficiência para o Anunciante.
Este é o primeiro artigo em uma série sobre SEM em que entrarei em detalhes sobre Adwords e Bing Ads - como atingir melhores resultados com menor custo, como automatizar suas campanhas com JavaScript, e como registrar conversões com mais eficiência.
Hoje iremos fundo em como estruturar sua conta de Adwords, e comparar dois métodos que - em minha experiência - são os melhores para isso.
O que são Estruturas de Campanha?
Estruturas de campanha são maneiras de organizar sua conta do Adwords, que permitem controlar quando e onde seus anúncios serão exibidos.
Contal mal estruturadas são ineficientes e desperdiçam seu dinheiro.
Sendo assim, quando você estrutura sua conta da maneira correta, você garante:
- Certeza que está anunciando em palavras chave que fazem sentido
- Maior indice de qualidade nos anúncios (por consequência, menor CPC e CPA, e maior CTR)
- Capacidade de otimizar sua conta sistematicamente (pois ela está organizada)
A melhor estrutura de campanha: Alpha-Beta
Existem duas otimizações que geram os melhores resultados.
Elas são os SKAGs e a estrutura de campanha Alpha-Beta.
Eu não as inventei - foi o Brad Geddes, o profissional mais antigo em SEM e melhor recurso de PPC que eu conheço. Elas depois foram popularizadas pela Q3 digital, uma das melhores agências de PPC de São Francisco.
A estrutura de campanha Alpha-Beta separa suas campanhas em duas categorias:
- Perfomance Máxima (Alpha)
- Coleção de Dados (Beta)
Quer dizer que todas as campanhas Alpha estarão otimizadas ao máximo, gerando clicks, leads e vendas a um custo mínimo e um ROI positivo.
E as campanhas Beta serão campanhas de “exploração”, em que você irá descobrir novas palavras chaves vencedoras para as campanhas Alpha.
Essa estrutura é um Garimpo de Keywords, buscando o ouro (Keywords Alpha) no barro (Keywords Beta).
Para implementar isso, o primeiro requisito é que você esteja registrando conversões em seu website.
Aviso:
NÃO GASTE DINHEIRO COM SEM ATÉ ESTAR REGISTRANDO CONVERSÕES
Pelo amor de Deus.
Sem registrar conversões, é impossível otimizar seu funil. Se precisar de ajudar para implementar isso, fale comigo.
Supondo que você já tenha todo o Adwords e o Analytics bem configurados, existem duas possibilidades:
- Você está começando sua conta do Adwords agora e nunca anunciou antes
- Você já tem uma conta do Adwords rodando
A única diferença na implementação entre essas possibilidades é que se sua conta do Adwords já está em operação, você provavelmente já tem dados para fazer campanhas Alpha agora mesmo.
Se ela é nova, você vai precisar de um tempo para conseguir testar as Keywords Beta antes de implementar o resto.
Se você gostou deste texto, deve estar interessado nos tópicos que escrevo (e leio) sobre.
Eu compartilho toda segunda feira um texto novo, junto de artigos e livros interessantes.
Experimente e veja se gosta:
Como fazer as Campanhas Beta
O segredo aqui são os tipos de correspondência de palavras chave
Como as palavras chave Beta são exploratórias, não queremos que elas sejam exatas, porém também não queremos que elas sejam muito amplas;
Você nunca irá usar a Correspondência Ampla em uma conta performática.
Pois a correspondência ampla desperdiça seu dinheiro com termos inúteis e não relacionados a seu produto.
A definição, dada pelo Google de correspondência ampla é a seguinte:
Uma configuração de keyword que permite que seu anúncio pesquise por aquela palavra chave ou variações delas. A um anúncio configurado para a palavra chave “dieta com pouco carboidrato” em correspondência ampla irá aparecer se alguém pesquisar “alimentos livres de carboidratos”, “receitas de baixas calorias”, “planos de dieta mediterrânea”, “programa de dietas com baixo consumo de carboidratos”.
Você deve usar a correspondência Ampla Modificada para explorar novas palavras chave. Assim, você consegue ter um pouco mais de controle sobre o que está anunciando.
Se você anunciar, em correspondência ampla modificada, “+dieta +pouco +carboidrato”, ela só irá aparecer para as pesquisas que incluem essas três palavras, portanto, dos exemplos, apenas “programa de dietas com baixo consumo de carboidratos”.
Vamos supor que você ensina Yoga online fez uma pesquisa de palavras chave. Você escolheu 6 delas para fazer seus testes:
- aprender yoga online
- aprender yoga vinyasa
- aulas de yoga na internet
- aulas de yoga para iniciantes
- melhor professor de yoga vinyasa
- professor de yoga online
Então, você irá montar sua campanha beta com as palavras chave em correspondência Ampla Modificada
Primeiro, nós criamos uma campanha com um nome padrão. Não se esqueça, o nome é muito importante. Ele irá te ajudar a automatizar a organizar sua conta quando ela for grande.
Um bom nome para a campanha seria:
Pesquisa - Brasil - Beta - Yoga
Primeiro, o tipo de campanha (pode ser Display, Pesquisa, etc..).
Segundo, a localização geográfica.
Depois, a categoria da campanha (Alpha ou Beta).
Por último, a palavra chave em comum (yoga) está no nome, facilitando reconhecer as campanhas.
Depois disso, criamos três grupos de anúncio, os dividindo pela semântica em comum:
Grupo de Anúncio | Keywords |
---|---|
aprender yoga vinyasa online | [aprender yoga vinyasa online] |
como aprender yoga online | [como aprender yoga online] |
Habilite a campanha e…
Espere até ter dados suficientes.
Dependendo do seu orçamento, pode demorar alguns dias.
Agora, nós começamos a otimizar!
Pause e Negative os termos ruins
Entre no Relatório de Termos de Pesquisa e ordene os termos pela quantidade de impressões.
Com toda certeza, você irá encontrar Termos de Pesquisa que não fazem sentido para você. Sem intenção de compra. Encontrará alguns que têm muitas impressões e nada de cliques.
Você deve colocar esses termos em uma lista de palavras chave negativa, para que sejam eliminados de todas suas campanhas.
Para instruções específicas, veja o passo a passo de como implementar a estrutura Alpha-Beta (em breve)
Coloque as palavras boas em SKAGs nas Campanhas Alpha
No mesmo Relatório de Termos de Pesquisa, você deve encontrar também bons termos de pesquisa. Com CTR acima da média, um bom numero de conversões, etc.
Esses termos de pesquisa são nosso ouro.
Você deve os colocar agora em uma campanha Alpha, dentro de SKAGs.
O que são SKAGS?
SKAG - Single Keyword Ad Group - um grupo de anúncio com somente uma palavra chave.
Uma das estruturas de Campanha mais Granulares que exitem, os SKAGs ainda provocam muito debate na área de SEM. Eles garantem Anúncios com qualidade altíssima e menor custo por resultado, porém podem ser trabalhosos e difíceis de dar manutenção.
Para contas pequenas e médias, que priorizam a performance de seus anúncios e o ROI, eu acredito que SKAGs sejam a melhor opção.
Como implementar as Campanhas Alpha:
Primeiro, criamos as campanhas Alpha com um nome padrão:
Pesquisa - Brasil - Alpha - Aprender Yoga
Pesquisa - Brasil - Alpha - Professor Yoga
Pesquisa - Brasil - Alpha - Aulas Yoga
Por conta dos grupos de anúncios granulares, é recomendável dividir as campanhas Alpha.
E dentro da campanha, iremos criar grupos de anúncios com as palavras chave boas no nosso Relatório de Tempo de Pesquisa.
Supondo que nossos termos de pesquisa vencedores que você extraiu da palavra chave “+aprender +yoga +online” tenham sido: “aprender yoga vinyasa online” e “como aprender yoga online”.
Agora, os grupos de anúncios terão palavras chave de correspondência exata:
Grupo de AnúnciosKeywordaprender yoga vinyasa online[aprender yoga vinyasa online]como aprender yoga online[como aprender yoga online]
Agora, como seu grupo de anúncio só tem uma palavra, vocêpode fazer um Anúncio muito específico - isso vai tornar seu CTR maior, e a qualidade dos anúncios fica entre 9 e 10.
Para as palavras chave que performam extremamente bem, você deve considerar fazer até uma Landing Page específica.
Negative as palavras chave das Campanhas Alpha nas Campanhas Beta
Você quer que quando alguém pesquise “aprender yoga vinyasa online” no Google, o Google mostre seu anúncio específico, com índice de qualidade alto.
Mas essa palavra chave ainda está disparando para a campanha Beta que configuramos - assim, pode ser que ele mostre o anúncio genério com um índice de qualidade ~meh.
Para evitar que isso aconteça, coloque todas as palavras chave de correspondência exata em uma lista de palavras chave negativas - Palavras Chave Alpha.
Exclua as Palavras Chave Alpha em suas Campanhas Beta.
Você acabou de terminar a melhor estrutura de campanha possível para o Adwords.
O processo de gerar mais keywords Alpha e negativar os termos - chamado de higienização da conta - deve ser repetido uma vez por semana ou a cada 15 dias.
Seguindo esse sistema, você deve conseguir manter uma conta de Adwords lucrativa, sem manutenção excessiva.